turismo em aparecida

 

Ficou com vontade de visitar a Capital da Fé? Então corra e faça sua reserva na Pousada Luz do Sol e veja o que Aparecida tem de melhor para te oferecer. Os principais Pontos Turísticos de Aparecida para você se programar e montar seu dia. Seja bem-vindo ao site... E logo, a Pousada Luz do Sol.

 

Santuário Nacional

Segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo, a igreja foi construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

 

Bondinho

Novo ponto turístico da cidade, ligando o Santuário Nacional com o morro do cruzeiro, tendo 47 cabines de capacidade unitária para seis pessoas, em uma extensão aproximada de 1.170m sobre a cidade e a Rodovia Presidente Dutra, vencendo um desnível de 115m. Pode embarcar e desembarcar tanto na estão que se localiza no Santuário Nacional, quanto no Morro do Cruzeiro.

Também é possível no local ter acesso ao Mirante do Morro do Cruzeiro, recém construído para oferecer ao turista uma vista privilegiada de Aparecida e regiões vizinhas.

 

Capela da Ressurreição

Ponto turístico localizado dentro do santuário e é onde estão guardados os restos mortais dos Bispos e Arcebispos de Aparecida. Localizada na explanada João Paulo II, no fim da colunata externa, e é um local dedicado à oração e reflexão. Na Capela da Ressurreição também existe o Memorial dos Devotos, que é uma memória virtual que relembra todos os colaboradores da Campanha dos Devotos que já se foram para a Casa do Pai.

 

Capela da Velas

Por ser uma prática muito utilizada pelos fiéis, foi construído, dentro do Santuário, um espaço especial, com suportes próprios para o acendimento das velas em agradecimento pelas graças alcançadas.

As velas revelam a fé e a piedade do povo, que vem de todas as partes do país prestar sua devoção a Nossa Senhora Aparecida.

O ambiente tem uma decoração que remete à passagem bíblica da Sarça Ardente, momento em que Deus aparece a Moisés em forma de fogo que não consumia arbusto, para ordenar que ele fosse até o Egito e libertasse o povo da escravidão.

 

Capela do Batismo

O Batismo é o primeiro sacramento que recebemos, é aquele que apaga o Pecado Original e nos insere na família dos filhos de Deus. A Capela do Batismo no Santuário Nacional, inaugurada em 15 de agosto de 2010, fica na esplanada João Paulo II, no fim da colunata externa.

 

Matriz Basílica

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrinou entre 1717 e 1732, nas paragens do Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçu. Em 1732, Filipe Pedroso, um dos pescadores presentes no encontro da Imagem, entregou-a a seu filho Atanásio que lhe construiu o primeiro oratório aberto ao público. Naquele oratório aconteceu o milagre das velas que despertou maior expansão na devoção a Nossa Senhora da Conceição sob o novo título de Aparecida.

 

Mirante

Localizado no 18º andar da Torre Brasília, possui 324 metros quadrados, é possível observar a cidade de Aparecida e grande parte do Vale do Paraíba, bem como oferece visão privilegiada do Rio Paraíba.

 

Morro do Cruzeiro

Separado da cidade de Aparecida pela Rodovia Presidente Dutra, é o ponto turístico onde acontece, toda sexta-feira da Quaresma, a tradicional Via-Sacra. Local para acolher grupos e pessoas que vão contemplar Jesus ou fazer a Via-Sacra, o flagelo de Jesus.A primeira cruz no alto do morro foi fixada em 1925 e, durante a celebração da Semana Santa do ano de 1948, no dia 6 de abril, foram inauguradas as capelinhas da Via-Sacra pelo vigário Pe. Antônio Pinto de Andrade.


Passarela da Fé

A Passarela da Fé foi inaugurada no dia 19 de dezembro de 1971, e no dia 1º de janeiro de 1972 foi dada uma bênção seguida pela primeira procissão com a Imagem milagrosa. A estrutura da Passarela foi construída para oferecer acesso entre a Matriz Basílica, mais conhecida como Basílica Velha, e o Santuário Nacional, conhecida por Basílica Nova. 

Uma curiosidade é que a passarela da fé possui 392,2 metros de comprimento, e sua parte mais alta está a 35,52 metros do chão. Que altura em.

 

 

Porto Itaguassu

Itaguassu quer dizer - Pedra Grande em tupi-guarani. Nesse local, antigamente conhecido como Bairro das Pedras, na curva do Rio Paraíba do Sul, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e por isso recebe grande número de visitantes. A ida neste local pode ser feita por diversos jeitos; você poderá ir de balsa, charrete, carro, taxi, ônibus e até mesmo a pé. O local oferece uma boa infraestrutura.

 

 

Presépio

O Morro do Presépio está localizado nos pátios do Santuário Nacional, e possui esculturas que representam o nascimento de Jesus e outros momentos. Também conta com uma representação do da Imagem de santa, Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíbado Sul.   O Presépio possui todas as peças representadas em tamanho natural.

 

 

Memorial Redentorista

O Memorial Redentorista foi criado em 1910, para guardar de forma digna, decente e carinhosa os restos mortais dos Missionários Redentoristas falecidos desde 1898. Foram homens de fé, garra e de muita coragem, eles dedicaram suas vidas ao Evangelho de Cristo, à Igreja, à Congregação do Santíssimo Redentor e ao povo de Deus. 

Neste espaço, encontra-se duas Capelas, uma se encontra o túmulo do Pe. Vítor Coelho e a outra é dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O Memorial Redentorista está localizado no pátio interno do antigo Convento dos Missionários Redentoristas, construído em 1898.

É um ambiente de muita tranquilidade e paz, que induz o visitante à oração e contemplação. 

 

 

Sala das Promessas

Todos os devotos de Nossa Senhora Aparecida vão ao Santuário Nacional para pedir e agradecer por graças alcançadas. Com várias formas de homenagem éex-votos (palavra que deriva da expressão “ex-voto suscepto”, que significa “por um voto alcançado”, em latim). Assim, o Santuário Nacional pensou e concebeu está sala, para receber todos esses ex-votos, seja objetos, fotos, cartas e testemunhos de fé que demonstram fé e devoção à Mãe Aparecida.

Se localiza no subsolo do Santuário Nacional e é um local bem visitado e é conhecida também como “Sala dos Milagres”.

 

Centro de Apoio ao Romeiro

Um lugar que acolhe os romeiros que visitam a Casa da Mãe Aparecida e oferece uma completa diversificada infraestrutura. Localizado no Santuário Nacional, o Centro de Apoio ao Romeiro possui duas praças de alimentação e conta com fraldário, sanitários adaptados para pessoas com deficiência, terminais bancários, aquário, parque de diversões, etc.

 

Museu de Cera

O espaço que se localizasse no Santuário Nacional reúne 65 estátuas em tamanho natural, divididas em 20 cenários, que recriam os principais acontecimentos relacionados à Imagem da Santa, que hoje é venerada por milhões de devotos no Brasil e no mundo.   No passeio repleto de efeitos sensoriais, o visitante é levado a uma viagem no tempo, que começa no encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba, até os fatos mais recentes, conhecendo as personalidades históricas, políticas e religiosas, que tiveram a vida ligada à Padroeira do Brasil. 

 

Igreja de São Benedito

Localizada no centro da cidade de Aparecida e inaugurada em 1924, a igreja, apresenta alguns rudimentos do gótico, encimada por uma única torre – campanário. O destaque está nas figuras dos anjos que enfeitam a porta de entrada e os beirais da igreja. Obra feita pelo mestre escultor Chico Santeiro. Apesar de pequena, a igreja ficou bem conhecida por sua festa em homenagem e louvor a seu Padroeiro no maior centro de manifestações religiosas e folclóricas do Vale do Paraíba. Tendo vista que veem devotos de São Beneditos de todos os cantos do Brasil para homenagear o santo.

Nascido em 1524, na região de Palermo, na Itália, é filho de descendente de escravos etíopes. Benedito, cujo nome significa “Bendito”, ou “Abençoado”, herdou a profissão dos pais, lavradores e pastores de ovelhas. Mas a sua fé cristã inabalável de dedicação aos pobres.

 

Museu de Nossa Senhora Aparecida

Com uma história de 56 anos, o Museu Nossa Senhora Aparecida tem muito a nos mostrar, desde sua inauguração em 8 de setembro de 1956, com benção do primeiro Arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta. Sua coleção toda foi reunida por uma professora, Conceição Borges Ribeiro a partir de coletas de objetos pela região, com destaque para as peças indígenas.

Seu primeiro local de funcionamento foi o prédio das Oficinas Gráficas de Arte Sacra de Aparecida e mais tarde, o museu foi transferido para Galeria do Hotel Recreio, onde ficou até sua mudança para a Torre do Santuário. Sua inauguração foi no dia 12 de outubro de 1967, no 2º andar, contendo um acervo diversificado.

 

Mirante das Pedras

 Localiza-se no caminho do Porto Itaguaçu, o local possibilita a contemplação da várzea onde corre o Rio Paraíba e a Serra da Mantiqueira. O local tem como atração principal a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, medindo 1,80 m de altura.

 

Mirante da Santa

Localizado no alto do morro da Rua Antônio Bittencourt da Costa, com 17,6 metros de altura, é o maior monumento dedicado à Nossa Senhora Aparecida em todo o mundo. Tem uma vista privilegiada da cidade e do Santuário Nacional.

 

Feira Livre

A grande e tradicional Feira Livre aonde os turistas que vem a Cidade de Aparecida fazem suas compras tendo sua localização nos arredores do Santuário Nacional, a Feira de Aparecida é um atrativo à parte na cidade, onde se pode encontrar de tudo um pouco, de artigos religiosos a lembranças do município.

 

Igreja de São Geraldo

Uma igreja pequena e simples que foi construída em 1926 e abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida por muitos anos. Recentemente reformada e sempre aberta para visitações fica localizada na entrada do Porto Itaguaçu, outro ponto turístico de Aparecida.

 

Aquário

Localizada dentro do santuário Nacional, possui diversos tanques com espécies tanto de água doce quanto salgada, o aquário conta inclusive com uma piscina de tubarões que podem ser tocados pelos visitantes.

 

 

 

ico facebook like 32 branco  Facebook

 

ico onde estamos branco

Onde estamos


Praça Dr. Benedito Meirelles, 51 - Centro
Aparecida - SP  CEP:12.570-000

ico telefone branco

 12 3105-4406
12 98243-2684
12 99623-6597


VEJA NO MAPA

 

ico testemunhos branco Testemunhos

O café da manhã foi muito bom, mas o que mais contou foi o atendimento, a pessoa que nos recepcionou super solicito e prestativo, preocupado com a nossa estadia. Recomendo muito esta pousada.
Cristiane
Atendimento excelente com boa localização.
Lucimara
Quarto com ótimas camas e banheiro bom, atendente simpático, localização boa.
Vanessa
Atendimento do proprietário Silmar muito prestativo e educado me auxiliou em tudo, próximo a Basílica e ao Santuário.
Samuel
Eu e minha família gostamos de tudo e fomos muito bem atendidos. O proprietário , sr. Silmar, foi muito atencioso e prestativo. As acomodações estavam limpas e em ordem.
Adilson
A localização ótima e próxima da rodoviária, a acomodação é muito boa, com muita limpeza e higiene. O sr. Silmar é muito educado e gentil. O café da manhã foi razoável, porque o café e o leite estavam mornos e deveriam estar quentes.
Regynah
Localização, atendimento, limpeza. O Sr. Silmar é extremamente educado e atencioso. Pretendo voltar.
Yara
Atendimento do proprietário Silmar. Muito prestativo e educado, me auxiliou em tudo. Próximo a Basílica e ao Santuário.
Samuel
Funcionários extremamente prestativos e atenciosos, limpeza impecável, qualidade em geral muito boa.
Murillo
Café da manhã muito bom, com bastante variedades de bolos, pães e sucos. Excelente localização.
Silmara
Café da manhã muito bom, com bastante variedades de bolos, pães e sucos. Excelente localização.
Tatiana
Estadia ótima! Localização, limpeza, apartamento novinho, ventilação, cama, roupa de cama.
Sérgio
© 2017 - Pousada Luz do Sol Aparecida


Desenvolvido e hospedado por